PSICOLOGIA CLÍNICA

A especialidade

A Psicologia Clínica é a área de actuação da Psicologia que se centra na avaliação e acompanhamento de doenças mentais.

Esta área inclui a prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, e encaminhamentos.

Lightner Witmer foi o primeiro psicólogo a usar o termo Psicologia Clínica em 1907, definindo-a como "o estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover mudanças".

O Psicólogo Clínico funciona como um mediador que ajuda o sujeito a encontrar-se consigo próprio a partir da fala.

Os conceitos mais pertinentes à prática clínica são a escuta, a subjectividade, o sofrimento psíquico, a aceitação incondicional e o comportamento.

O espaço de consulta destina-se a atender cada individuo na sua singularidade, escutando-o e caminhando na sua partilha rumo ao auto-conhecimento, alivio emocional, ajustamento criativo e mudança.

  • Desenvolvimento pessoal e social.

  • Aconselhamento parental e familiar

  • .Depressão, ansiedade, compulsões, fobias, traumas, pânico.

  • Auto-Estima

  • Problemas Afectivos e Conjugais

  • Perturbações Sexuais

  • Recuperação da energia vital.

  • Saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade 

  • Problemas de aprendizagem Distúrbios emocionais

  • Abuso de álcool e drogas

  • Psicologia da saúde mental

      PRINCIPAIS ÁREAS DE ACTUAÇÃO          

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Embora os Psicólogos Clínicos façam parte do quadro da Saúde em geral, é importante ressalvar que não passam receitas médicas.

O que faz um Psicólogo Clínico?

O campo da actuação da Psicologia Clínica é um dos maiores para um profissional da área, e inclui: -Saúde mental da criança, adolescente, adulto e idoso -Problemas de aprendizagem -Problemas de auto-estima -Problemas de comunicação - Comportamentos aditivos, depressão, ansiedade, fobias.

O Psicólogo Clínico está habilitado a realizar atendimentos e psicoterapias, tendo liberdade para optar por uma abordagem teórica que irá nortear a sua prática.

Orientação Sistémica

Entendemos por terapia com abordagem sistémica, a intervenção utilizada para trabalhar os vários segmentos sociais em que o sujeito está inserido, como o contexto familiar, social, escolar, comunitário. Estes vários contextos que o circundam envolvem-se e formam um sistema em relação.

A Psicologia Sistémica pode ser aplicada a todas as faixas etárias, e tem o objectivo de escutar e acolher o sofrimento psíquico do individuo ou algum tipo de dificuldade emocional nalgum contexto onde esteja inserido.

O atendimento pode ser realizado de modo individual, com casais ou famílias. As técnicas utilizadas na abordagem sistémica são centradas no aqui e agora, ou seja, têm o intuito de estabelecer uma aliança terapêutica e contribuir uma melhoria na comunicação nos relacionamentos interpessoais.

A Psicologia Clínica e a Abordagem Sistémica permitem-nos um trabalho de excelência em casos de depressões, ansiedade, problemas de auto-estima, problemas afectivos e conjugais, dificuldades na parentalidade, compulsões, fobias, stress, traumas, pânico, perturbações sexuais, entre outros,

Ao mergulhar no processo terapêutico, o paciente compreende os seus padrões de funcionamento e desenvolve competências pessoais e sociais, promovendo uma relação melhor consigo mesmo, e sentimento de superação e bem-estar. O individuo fica capacitado para desenvolver as mudanças necessárias para uma maior qualidade de vida.

Nota: As informações contidas neste site, não substituem orientações médicas ou de outros profissionais e não sugerem qualquer tipo de tratamento, sem a ajuda de um profissional qualificado. Não abandone nenhum tratamento médico ou de qualquer outro profissional.

IPHC - Instituto Português de Hipnoacupuntura Clínica

Av.João XXI Nº49  3ªEsq 1000-299 Lisboa

Tlf- 218490504 Tlm- 966969598/ 964835132

  • Facebook Social Icon