ACUPUNCTURA CLÍNICA
Av.João XXI nº49 3ºEsq 1000-299 Lisboa
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A especialidade
Da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), fazem parte um conjunto de práticas de medicina tradicional, usadas na China.
A MTC, é utilizada principalmente como medicina complementar e não substituta à medicina alopática. Tem por princípio básico a teoria da Energia Vital (chi ou Qi) que circula pelo corpo através de canais chamados de meridianos, conectados aos órgãos e sistemas do corpo humano.
A consulta é realizada por um profissional certificado e especializado na área, onde é feito um diagnóstico e avaliação energética do estado de saúde do paciente.
Identificam-se bloqueios ou desequilíbrios energéticos, que são a causa de diversos problemas de saúde, seguindo-se o tratamento adequado, que pode incluir as seguintes terapias:
Acupuntura
Consiste na introdução de agulhas finas e descartáveis, em pontos específicos existentes ao longo de todo o corpo, agindo directamente sobre qualquer distúrbio físico ou psíquico, equilibrando a circulação da Energia Vital, Sangue, Líquidos Orgânicos e estimulando as defesas naturais do organismo, o que permite tratar diversas afecções agudas ou crónicas.
Moxabustão
A moxabustão, é uma das técnicas utilizadas pela Medicina Chinesa e consiste na queima de uma erva (artemísia), junto aos pontos energéticos localizados nos meridianos da acupunctura, tendo como objectivo, tratar e prevenir doenças, através do calor, tonificando o organismo e eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções.
Ventosaterapia
A sucção exercida pelas ventosas, em conjunto com os movimentos aplicados, proporciona uma massagem que activa a circulação sanguínea e linfática.
Existe uma drenagem e a mobilização dos depósitos de gordura, é facilitada, aumentando a actividade dos fibroblastos, da vascularização local, melhorando a nutrição celular e remodelação corporal (efeitos adelgaçantes e reafirmantes eficazes).
Auriculoterapia
A auriculoterapia, faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Consiste na introdução de agulhas finas e descartáveis em pontos auriculares ou apenas o estimulo dos mesmos,com sementes ou esferas.
Pode ser usada, como uma modalidade exclusiva e independente ou como adjunta de alguma outra terapia, potencializando ou mantendo seus resultados.
Os resultados obtidos a partir da auriculoterapia são rápidos, eficazes e não-invasivos, já testados há pelo menos 2.500 anos.
Através da auriculoterapia, podem ser tratadas patologias de carácter funcional, de carácter neurótico e psicótico.
Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoterapia incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tiróide e problemas menstruais; doenças que afectam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias.
Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial.
Problemas emocionais e ansiedade ,também são tratados por este método, satisfatoriamente.
Massagem Terapêutica Tui Ná
É uma das matérias abrangidas pelas teorias da MTC, na qual são usadas manipulações para estimular pontos de acupuntura ou partes da superfície do corpo, com o objectivo de corrigir o desequilíbrio fisiológico e biomecânico do mesmo, alcançando efeitos curativos.
O Tui Na está dividido em vários ramos:
-
Tui Ná Adulto
-
Tui Ná Infantil
-
Ortopedia e Traumatologia
-
Cosmetologia
-
Prevenção da Saúde
-
Reabilitação e Medicina Desportiva.
Dietética
A dietética, representa a base fundamental de qualquer tratamento, já que o alimento vem da natureza e é fonte de energia.
A terapia dietética, trata as propriedades dos alimentos, seus efeitos na saúde e o seu uso terapêutico, a preservação da saúde e tratamento de doenças.
Todos os alimentos são permitidos já que todos têm energia vital.
A escolha deve levar em conta o clima e estação do ano, idade, sexo, o perfil energético e emocional de cada paciente.
Fitoterapia/Suplementação
A Fitoterapia Chinesa são fórmulas à base de plantas medicinais e a sua preparação visa combater uma série de síndromes e patologias.
O seu uso é secular e outras resultam de pesquisas mais recentes, sobejamente testadas.
A toma da Fitoterapia com fármacos da medicina ocidental é perfeitamente compatível, na medida em que não há interacção entre estas plantas medicinais naturais e os químicos da farmacologia.
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
Nota: As informações contidas neste site, não substituem orientações médicas ou de outros profissionais e não sugerem qualquer tipo de tratamento, sem a ajuda de um profissional qualificado. Não abandone nenhum tratamento médico ou de qualquer outro profissional.