MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A especialidade

   Da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), fazem parte um conjunto de práticas de medicina tradicional, usadas na China.

    A MTC, é utilizada principalmente como medicina complementar e não substituta à medicina alopática. Tem por princípio básico a teoria da Energia Vital (chi ou Qi) que circula pelo corpo através de canais chamados de meridianos, conectados aos órgãos e sistemas do corpo humano.

 A consulta é realizada por um profissional certificado e especializado na área, onde é feito um diagnóstico e avaliação energética do estado de saúde do paciente.

  Identificam-se bloqueios ou desequilíbrios energéticos, que são a causa de diversos problemas de saúde, seguindo-se o tratamento adequado, que pode incluir as seguintes terapias:

 

Acupuntura

   Consiste na introdução de agulhas finas e descartáveis, em pontos específicos existentes ao longo de todo o corpo, agindo directamente sobre qualquer distúrbio físico ou psíquico, equilibrando a circulação da Energia Vital, Sangue, Líquidos Orgânicos e estimulando as defesas naturais do organismo, o que permite tratar diversas afecções agudas ou crónicas.

 

 


 

Moxabustão

   A moxabustão, é uma das técnicas utilizadas pela Medicina Chinesa e consiste na queima de uma erva (artemísia), junto aos pontos energéticos localizados nos meridianos da acupunctura, tendo como objectivo, tratar e prevenir doenças, através do calor, tonificando o organismo e eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções.

Ventosaterapia

  A sucção exercida pelas ventosas, em conjunto com os movimentos aplicados, proporciona uma massagem que activa a circulação sanguínea e linfática.

  Existe uma drenagem e a mobilização dos depósitos de gordura, é facilitada, aumentando a actividade dos fibroblastos, da vascularização local, melhorando a nutrição celular e remodelação corporal (efeitos adelgaçantes e reafirmantes eficazes).

Auriculoterapia

  A auriculoterapia, faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). 

    Consiste na introdução de agulhas finas e descartáveis em pontos auriculares ou apenas o estimulo dos mesmos,com sementes ou esferas.

   Pode ser usada, como uma modalidade exclusiva e independente ou como adjunta de alguma outra terapia, potencializando ou mantendo seus resultados.

 Os resultados obtidos a partir da auriculoterapia são rápidos, eficazes e não-invasivos, já testados há pelo menos 2.500 anos.

  Através da auriculoterapia, podem ser tratadas patologias de carácter funcional, de carácter neurótico e psicótico.

   Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoterapia incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tiróide e problemas menstruais; doenças que afectam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias.

   Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial.

   Problemas emocionais e ansiedade ,também são tratados por este método, satisfatoriamente.

Massagem Terapêutica Tui Ná

   É uma das matérias abrangidas pelas teorias da MTC, na qual são usadas manipulações para estimular pontos de acupuntura ou partes da superfície do corpo, com o objectivo de corrigir o desequilíbrio fisiológico e biomecânico do mesmo, alcançando efeitos curativos.

O Tui Na está dividido em vários ramos:

  • Tui Ná Adulto

  • Tui Ná Infantil 

  • Ortopedia e Traumatologia 

  • Cosmetologia 

  • Prevenção da Saúde

  • Reabilitação e Medicina Desportiva.

Dietética

  A dietética, representa a base fundamental de qualquer tratamento, já que o alimento vem da natureza e é fonte de energia.

  A terapia dietética, trata as propriedades dos alimentos, seus efeitos na saúde e o seu uso terapêutico, a preservação da saúde e tratamento de doenças.

  Todos os alimentos são permitidos já que todos têm energia vital.

 

  A escolha deve levar em conta o clima e estação do ano, idade, sexo, o perfil energético e emocional de cada paciente.

Fitoterapia/Suplementação

 

  A Fitoterapia Chinesa são fórmulas à base de plantas medicinais e a sua preparação visa combater uma série de síndromes e patologias.


  O seu uso é secular e outras resultam de pesquisas mais recentes, sobejamente testadas.

   A toma da Fitoterapia com fármacos da medicina ocidental é perfeitamente compatível, na medida em que não há interacção entre estas plantas medicinais naturais e os químicos da farmacologia.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Nota: As informações contidas neste site, não substituem orientações médicas ou de outros profissionais e não sugerem qualquer tipo de tratamento, sem a ajuda de um profissional qualificado. Não abandone nenhum tratamento médico ou de qualquer outro profissional.

IPHC - Instituto Português de Hipnoacupuntura Clínica

Av.João XXI Nº49  3ªEsq 1000-299 Lisboa

Tlf- 218490504 Tlm- 966969598/ 964835132

  • Facebook Social Icon